WantU

Apagão de Líderes no Campo? Lidere a Transformação na Gestão de Pessoas do Agronegócio

O Agronegócio é um dos grandes motores do país.

O setor é responsável por 1 ⁄ 3 do Produto Interno Bruto e emprega mais de 19 milhões de pessoas, com crescimento acelerado nos últimos semestres.

Tantas pessoas envolvidas nas atividades do agro fazem-se necessárias ações que garantam um direcionamento estratégico dos colaboradores com qualificação técnica e comportamental adequadas para o resultado, assim das lideranças à frente dessas pessoas.

Existem diversas dificuldades no Agronegócio que impedem uma gestão eficiente das pessoas. É importante identificar os desafios do setor para entender qual é a melhor forma de potencializar resultados Abaixo alguns desafios para se atentar no seu negócio:

Defasagem histórica: Por muito tempo, o Agro foi tido como setor atrasado, e por isso, pouco atrativo para muitos profissionais. Com isso, a baixa qualificação ainda é uma realidade no setor de gestão de pessoas.

Apagão de líderes”: Com todas as mudanças, e principalmente com a competitividade e a dificuldade de reter talentos não há outro caminho, precisamos desenvolver pessoas, já que grande parte ainda não está preparada.

Mudança no comportamento do consumidor e do colaborador: Os aspectos do ESG (Environmental, Social and Governance) traz as perspectivas ambientais, sociais e de governança para o centro das organizações. Dentro deste “social” temos os desafios relacionados às pessoas e às práticas que precisam se ajustar para atender às novas demandas e aspirações dos colaboradores. Investir em pessoas, especialmente no público interno, é um pilar social fundamental para a Sustentabilidade. Nas ações de ESG, pensar no público interno deve ser o primeiro passo. É preciso cuidar da experiência do colaborador para que ele cuide da experiência do cliente.

Novas relações de trabalho: A conquista de direitos por parte dos trabalhadores e trabalhadoras rurais é relativamente recente no Brasil, e só foi equiparada aos trabalhadores urbanos na Constituição de 1988.

Qual desafio você enfrenta hoje na sua empresa? Deixe nos comentários!

Deixe um comentário