WantU

O futuro do Trabalho e as Soft Skills

Na esteira das mudanças e tendências do mercado de trabalho , foi publicado no ano passado o Relatório Futuro do Trabalho 2023  elaborado pelo Fórum Econômico Mundial. A pesquisa – que está na quarta edição – ouviu 803 empresas de 27 setores em 45 países, que juntas são responsáveis por mais de 11 milhões de postos de trabalho no mundo. Os dados continuam sinalizando para mudanças significativas nos próximos anos no que diz respeito ao mercado de trabalho e também às profissões que hoje conhecemos.

Espera-se que até um quarto dos empregos mude nos próximos cinco anos. De acordo com as estimativas das 803 empresas pesquisadas , os empregadores estimam que 69 milhões de novos empregos sejam criados e 83 milhões eliminados entre os 673 milhões de empregos correspondentes ao conjunto de dados, uma redução líquida de 14 milhões de empregos, ou 2% do emprego atual.

Acredita-se que os empregos de crescimento mais rápido serão os de especialistas em IA (Inteligência Artificial) e aprendizado de máquina, especialistas em sustentabilidade, analistas de inteligência de negócios e especialistas em segurança da informação; o maior crescimento absoluto é esperado nos setores de educação, agricultura e comércio digital. No agro estima-se um aumento de 15% a 30%, resultando em mais 4 milhões de empregos.

Além disso, os dados analisados apontam para uma necessidade de treinamento e requalificação em todos os setores. Os gaps em diversas habilidades e competências e a dificuldade na atração de talentos têm sido ainda as principais barreiras às grandes transformações esperadas para o futuro do trabalho. De acordo com o relatório, 6 em cada 10 trabalhadores precisarão de treinamento antes de 2027, mas apenas metade dos funcionários tem acesso a oportunidades de treinamento adequadas atualmente. Ao mesmo tempo, acredita-se que em média, 44% das habilidades de um trabalhador individual precisarão ser atualizadas.

Neste contexto, as soft skills continuarão tendo protagonismo e as habilidades elencadas como mais importantes para os trabalhadores em 2023 foram: pensamento analítico; pensamento criativo; resiliência, flexibilidade e agilidade; motivação e autoconhecimento; curiosidade e aprendizagem contínua; repertório tecnológico; confiabilidade e atenção aos detalhes; empatia e escuta ativa; liderança e influência social e controle de qualidade.

Em 2022, a escassez de mão de obra qualificada no Brasil atingiu 81% e segundo os dados, está relacionada principalmente à dificuldade em comportamentos (soft skills) e habilidades humanas. Para lidar com essa escassez de mão de obra qualificada, em 2023 os executivos pretendem investir na promoção e progressão de carreira (55%), no fornecimento de requalificação e qualificação eficazes (32%) e em uma articulação do propósito e impacto do negócio (31%).

De acordo com o estudo feito pela edtech Escola do Caos com cerca de 1200 profissionais, as principais soft skills que os brasileiros precisarão desenvolver para alcançar o sucesso no mercado de trabalho serão a resolução de problemas, a criatividade e a antifragilidade. Sem dúvida, o futuro do trabalho aponta para a necessidade de profissionais que saibam combinar os avanços e soluções trazidas pela tecnologia com o melhor da capacidade e potencial humano.

Referências:

GONÇALVES, F. Soft skills: estudo mapeia os pontos fortes e fracos dos brasileiros. Valor Econômico, 2023. Disponível em: https://valor.globo.com/carreira/noticia/2023/05/03/soft-skills-estudo-mapeia-os-pontos-fortes-e-fracos-dos-brasileiros.ghtml. Acesso em 22 jun. 2023.

KLINGSPIEGEL, B. Futuro do trabalho: quais as profissões que serão criadas e eliminadas nos próximos anos. Estadão, 2023. Disponível em: https://www.estadao.com.br/economia/sua-carreira/futuro-do-trabalho-profissoes-criadas-e-eliminados/. Acesso em 22 jun. 2023.

NEWS RELEASE, Relatório sobre o futuro dos Empregos 2023. World Economic Forum. Disponível em: https://www3.weforum.org/docs/WEF_Future_of_Jobs_2023_News_Release_Pt_BR.pdf. Acesso em 22 jun. 2023

REDAÇÃO, Futuro do trabalho: 23% das profissões devem se modificar até 2027. Forbes, 2023. Disponível em: https://forbes.com.br/carreira/2023/05/futuro-do-trabalho-23-das-profissoes-devem-se-modificar-ate-2027/. Acesso em 22 jun. 2023.

Deixe um comentário