WantU

“Empresas sustentáveis precisam de recursos humanos sustentáveis”: Como o Desenvolvimento Individual pode ajudar nisso?

“O RH pode contribuir para a promoção da sustentabilidade empresarial”? Essa foi a questão central da pesquisa de um estudo publicado na Business Strategy and Development, em 2021. O estudo que analisou a literatura relevante sobre o tema, bem como 19 relatórios de empresas brasileiras listadas no ISE (Índice de Sustentabilidade Empresarial da Bovespa), mostrou que sim, o RH, em especial a área de desenvolvimento dos recursos humanos pode contribuir para a sustentabilidade corporativa.

O termo “sustentabilidade corporativa” é baseado no Triple Bottom Line (TBL), cuja ideia é equilibrar as prioridades econômicas, sociais e ambientais das empresas. Assim, a sustentabilidade corporativa pode ser vista como a capacidade de manter os resultados financeiros da organização em equilíbrio com o desenvolvimento ambiental e social (REDMAN, 2018). Isso é estratégico para empresas, tendo em vista que as ações de sustentabilidade podem aumentar a renda e garantir vantagem competitiva, ao mesmo tempo que gera impactos positivos na sociedade e preserva os recursos do planeta (BELFORT et al., 2021);

O desafio para o desenvolvimento sustentável é mudar a consciência global (Waite, 2013) por meio da conscientização das pessoas e do desenvolvimento de atitudes positivas em relação à sustentabilidade. Nas empresas, o desafio permanece. Por isso, o RH, em particular, assume um papel central não só na conscientização dos colaboradores em relação à sustentabilidade, mas também no desenvolvimento de indivíduos capazes de atuar ativamente e mudar comportamentos que, no futuro, impactarão positivamente na sustentabilidade. Uma coisa é certa: “empresas sustentáveis precisam de recursos humanos sustentáveis”. (BELFORT et al., 2021, p.2);

No estudo são apresentados alguns fatores impulsionadores da sustentabilidade corporativa, são eles:

  • Inserir a sustentabilidade na estratégia organizacional;
  • Manter o equilíbrio entre economia, sociedade e meio ambiente;
  • Desenvolver uma cultura sustentável em toda a cadeia;
  • Garantir a qualidade de vida no trabalho e na sociedade;
  • Adotar um sistema de gestão ambiental;
  • Evitar a exploração ambiental excessiva;
  • Promover a economia dos recursos naturais;
  • Cumprir os regulamentos governamentais;
  • Gerenciar os impactos econômicos de meios sustentáveis;
  • Proporcionar uma imagem positiva na sociedade.

Mas e o RH, com isso?

Os resultados do estudo mostraram que o RH pode contribuir para a sustentabilidade corporativa por meio de iniciativas focadas em abordagens nos três pilares do triple bottom line. A figura abaixo mostra as principais práticas.

Iniciativas da área de desenvolvimento humano presente nos relatórios de empresas brasileiras listadas no ISE

Torna-se evidente, portanto, que a sustentabilidade corporativa requer o desenvolvimento sistemático de pessoas, isso significa mudanças de comportamento dos colaboradores e, em algumas vezes, mudança da própria cultura da organização. Logo, o desenvolvimento de pessoas, por meio de ações articuladas pelo RH, é um caminho possível para o alcance da sustentabilidade corporativa.

Referências:

BELFORT, Aline Paiva Garcia et al. Toward corporate sustainability through human resources development: Contributions from Brazilian companies. Business Strategy & Development, v. 4, n. 4, p. 423-436, 2021. doi:10.1002/bsd2.168

REDMAN, Aaron. Harnessing the sustainable development goals for businesses: A progressive framework for action. Business Strategy & Development, v. 1, n. 4, p. 230-243, 2018.

WAITE, Alina. Leadership’s influence on innovation and sustainability: A review of the literature and implications for HRD. European Journal of Training and Development, v. 38, n. 1/2, p. 15-39, 2013.

Produção: Rita Arantes, Analista de T&D da WantU.

Revisão: Vítor Neves, Analista de Marketing & Vendas da WantU.

Deixe um comentário